Últimas Notícias
21 de junho: começa o Solstício de Inverno.

21 de junho: começa o Solstício de Inverno.

O dia mais curto e a noite mais longa do ano

21 de junho, Hemisfério sul. O Sol incide no ponto mais inclinado da Terra.

É o dia mais curto e a noite mais longa do ano.

As árvores se despedem das folhas, e o solo as transforma em adubo… Como parte da Natureza, pra nós também é hora de limpar, transformar em adubo aquilo que já serviu , mas não serve mais… abrir espaços, deixar galhos a mostra… aguardar.

 Com reverência e intenção, abra seus armários, da cozinha, do quarto, do coração, e tire tudo que é velho. Devolva a semente para terra. Abra espaços para aguardar o novo da próxima estação. Renove, Recicle, doe e espere… Inverno é tempo de espera, de tolerância, de observação, de cultuar o silêncio com sabedoria. “Ouça com paciência e fale somente para ajudar”

O que quer dizer mesmo?

A palavra solstício vem do latim: Sol e Sistere (que não se move).

O solstício de inverno ocorre quando o Sol atinge a maior distância angular em relação ao plano que passa pela linha do equador. Embora sua data não seja a mesma em todos os anos, pode-se dizer que ocorre normalmente por volta do dia 22 de dezembro no hemisfério norte e 21 de junho no hemisfério sul.

Chineses

Para os chineses, o solstício de inverno chama-se dong zhi (chegada do inverno) e é considerado uma data de extrema importância, visto ser aí festejada a passagem de ano.

Roma antiga

Entre os romanos os festivais eram muito populares. O período marcava a Saturnália, em homenagem ao deus Saturno. O deus persa Mitra, também cultuado por muitos romanos, teria nascido durante o solstício. Divindades ligadas ao Sol em geral eram celebradas no solstício também.

Sobre Paulo Roberto Machado