Últimas Notícias

45 anos da Apollo 8 ganha vídeo da NASA



NASA edita vídeo especial sobre a Missão Apollo 8. Destaque para a foto histórica da Terra nascendo no horizonte lunar e que se transformou numa das fotos icônicas do século 20.

Apollo 8 2
O documento marca o 45 º aniversário da Apollo 8. A fotografia do nascer da Terra com os diálogos e o momento em que os astronautas estavam no espaço foram trabalhados a partir de dados do Lunar Reconnaissance Orbiter da NASA.

Crédito da imagem : NASA Goddard Scientific Visualization Estúdio

A foto conhecida como Earthrise é a primeira fotografia da cor de terra tomada por uma pessoa em órbita lunar. Earthrise é a foto da capa de grandes imagens de época do século 20, e é a foto central na relação das 100 fotografias que mudaram o mundo.

“Nascer da Terra” teve um impacto profundo em nossas atitudes em relação ao nosso planeta , tornando-se rapidamente um ícone do movimento ambientalista “, diz Ernie Wright , líder do projeto com o Estúdio de Visualização Científica no Goddard Space Flight Center da NASA em Greenbelt, Maryland.

Apollo 8 5

A visualização mostra claramente como o comandante da Apollo 8 Frank Borman e tripulantes William A. Anders e James A. Lovell trabalharam juntos para fotografar a cena impressionante quando sua espaçonave orbitou a Lua em 24 de dezembro de 1968. O vídeo permite ao observador uma noção virtual do que sentiram os astronautas naquele instante em que a Terra nasceu no horizonte lunar.

Apollo 8 4

” A visualização Earthrise que lançamos para o Dia da Terra no ano passado mostrou que nós realmente apenas arranhamos a superfície “, diz Wright. “A nova visualização nos diz não somente o tempo em que as fotos foram tiradas , mas também exatamente o caminho da nave espacial e, portanto, de que janela cada foto foi tirada . Esta também foi a primeira vez que a NASA lançou um vídeo que está sincronizado com a gravação de áudio a bordo dos astronautas”.

Apollo 8 1

Esta imagem da Terra, restaurada pelo Projeto de Recuperação da Imagem Lunar Orbiter , Lunar Orbiter 1 foi enviado por comunicações a laser para a nave espacial em órbita lunar LADEE em novembro 2013

Junto com esta nova visualização vem a notícia de que a foto do primeiro “nascer da Terra”, feita pelo Lunar Orbiter da NASA 1 em 1966 e restaurada e aumentada pelo Projeto de Recuperação de imagem Lunar Orbiter , em 2008 , foi enviado de volta para a lua. A imagem histórica de 23 de agosto de 1966 foi enviado num arquivo de alta resolução de 700 Mb.

Apollo 8 3

http://www.nasa.gov/content/nasa-releases-new-earthrise-simulation-video/

A simulação foi financiada pelo projeto LRO . Lançado em 18 de junho de 2009, LRO vai continuar a enviar dados lunares até outubro de 2014, com a possibilidade de mais dois anos . LRO é gerido pela NASA Goddard para a Diretoria de Missões Científicas na sede da NASA em Washington.

Bill Steigerwald
Goddard Space Flight Center da NASA, em Greenbelt, Maryland
William.A.Steigerwald @ nasa.gov

 

 

Sobre Paulo Roberto Machado