Últimas Notícias
A incrível visão de um astronauta na Estação Espacial!

A incrível visão de um astronauta na Estação Espacial!



A visão de um astronauta!

terravistadaestação 170613

A Terra vista do interior da Estação Espacial Internacional.

A foto, tirada da ISS em 12 de junho de 2013, no Dia dos Namorados, mostra a fantástica visão da Terra a partir da cúpula da Estação que está voltada para cá.

Visível, no primeiro plano, superior à esquerda, a capsula da tripulação russa Soyus.

No canto inferior direito, uma parte do painel solar.

Veja a simetria, que precisão, como a Terra se encaixa perfeitamente em toda a orla interna da Estação Espacial. E como parece pequena, vista lá de cima.

Crédito da imagem: NASA

terra-vista-espaco-ultima-hadfield-repro

Chris Hadfield postou o que chamou de “foto final da viagem espacial.

“Para alguns pode parecer um por do sol, mas é um novo alvorecer”, diz o astronauta.

O canadense estava iniciando, em maio, o seu retorno à Terra

Foto: Chris Hadfield / Twitter

Primeira imagem da Terra vista do espaço foi fotografada por um foguete nazista

Foguete alemão V-2 foi lançado a partir do Novo México, nos Estados Unidos.

primeirafotodaterra

A fotografia granulada que você vê logo acima foi tirada no dia 24 de outubro de 1946, um ano e dois meses depois do fim da Segunda Guerra Mundial. A imagem foi obtida por militares norte-americanos, que utilizaram um foguete nazista para conseguir tal façanha. Várias fotografias foram capturadas a 65 milhas de altitude, ou cerca de 104 km. A câmera registrava uma foto a cada 1,5 segundo.

Ela caiu no solo terrestre a uma velocidade de 500 km por hora. Dela mesmo não sobrou nada, somente o filme que era protegido por aço. Uma equipe de busca localizou os restos no deserto e as fotos foram projetadas para um grupo de cientistas e soldados na base. Os mais de 100 Km atingidos pelo V2 pode parecer pouco se comparado a um foguete que viaja à Lua, mas já é considerado altitude de espaço. Antes dele, as fotos mais distantes da Terra vinham do balão Explorer II, feitas a pouco mais de 20 km da superfície, mas que já foram suficientes para visualizar a curvatura do planeta.

Àquela época, a NASA ainda não existia e a ideia de explorar o espaço ainda era considerada uma utopia — as únicas pessoas que realmente desenvolviam algo nesse sentido eram os nazistas. Os projetos estavam sob a responsabilidade de Wernher Magnus Maximilian, o Freiherr Von Braun.

Wernher_von_Braun_crop

Von Braun se filiou ao partido nazista apenas para encontrar um meio de financiar os seus projetos “malucos”. Depois da Segunda Guerra, o cientista se tornou um pesquisador norte-americano e, com o material apreendido na Alemanha, os Estados Unidos decidiram dar continuidade às ideias do cientista.

 

 

 

 

 

 

 

A Terra é azul

The_Earth_seen_from_Apollo_17

Legenda original: “Vista da Terra”, assim como foi avistada pela tripulação da Apollo 17  viajando em direção à Lua. Esta fotografia translunar da costa estende-se desde a região do Mar Mediterrâneo até o tampão de gelo da Antártica, no pólo sul.  Esta foi a primeira vez que a trajetória da Apollo possibilitou a fotografia do tampão de gelo polar sul. Note as pesadas nuvens cobrindo o Hemisfério Sul. Quase toda a costa da África é claramente visível. A península arábica pode ser vista na borda nordeste de África. A grande ilha a leste da costa da África é Madagascar. O continente asiático está no horizonte a nordeste.

800px-BlueMarble-2001-2002

Imagens compostas produzidas pela NASA em 2001 (esquerda) e em 2002 (direita), que também levam o nome de Blue Marble.

Gagarin foi o primeiro a fotografar a Terra do espaço

Gagarin 1961

O astronauta russo Yuri Gagarin foi o primeiro ser humano a ver a Terra do espaço. Foi em l961. Ele pôde vê-la como um todo e, entre as observações que fez, uma é marcante. Impressionado com o que via, afirmou: “A Terra é azul!”

Embora tenha durado apenas 108 minutos, o voo de Gagarin mostrou que o homem podia suportar os rigores da decolagem, da reentrada na atmosfera e da ausência de peso.

 

 

 

 

 

 

Gagarin jornal

Gagarin e a reportagem de capa do jornal em 1961

Sobre Paulo Roberto Machado