Últimas Notícias
Exposição itinerante ensina ciências de modo divertido e criativo em Hortolândia

Exposição itinerante ensina ciências de modo divertido e criativo em Hortolândia



Mais de 130 experimentos lúdicos interativos podem ser vistos e testados no Creape, gratuitamente, até o dia 12 de setembro.

luzsitecpa

O cientista Albert Einstein dá boas-vindas aos visitantes do Experimentário de Ciências, instalado no Creape (Centro de Referência em Educação Ambiental Parque Escola), no Jardim Santa Clara do Lago, em Hortolândia.

geralint

Montado numa bicicleta, o físico alemão, morto em 1955, aos 76 anos de idade, dá pistas de que o Experimentário é lugar de aprender brincando. A exposição lúdica itinerante ficará em Hortolândia até o dia 6 de setembro, uma realização da Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Cultura (veja programação abaixo).

A entrada é gratuita.

No Experimentário nada de teoria. As leis da física, matemática e ciência são aprendidas na prática, por meio experimentos lúdicos e interativos pra lá de divertidos. São 138 experiências que despertam curiosidade e tornam mais fácil a assimilação de conceitos e teorias de várias disciplinas do currículo escolar: matemática, física, química, biologia, ciências, entre outras.

sombraint

Idealizado pelo engenheiro, escritor e professor paulista Caio Porto, o Experimentário é um circuito de exposições lúdico-educativas – totalmente interativo – que pretende contribuir de forma produtiva para o desenvolver das habilidades mentais e de raciocínio do visitante, seja criança, adulto ou idoso.

Segundo Porto, boa parte das experiências pode ser reproduzida por professores, pais e, principalmente, pelos alunos, com materiais de baixo custo, encontrados com facilidade, inclusive sucatas. Tudo muito simples, mas bastante funcional.

poçoint

Quem visitar a exposição vai se divertir com os diversos experimentos de ilusão de ótica, a exemplos do Cofre Mágico, Anamorfose (técnica capaz de distorcer figuras normais de várias maneiras) e o Poço Infinito. O visitante também poderá  manusear experimentos que ensinam sobre os diversos tipos de geração de energia, conhecer o ciclo de evolução humana, a metamorfose da borboleta, formas geométricas, entre outros.

cabelosint

Os monitores Bento Gomes dos Santos e Cristiano França Lima orientam os visitantes e os envolvem na arte de aprender ciências brincando. “Tanto as crianças quanto os adultos gostam muito do Experimentário porque entendem teorias na prática e soltam muitas gargalhadas pela forma lúdica com que foram produzidos os experimentos”, observa Santos.

O Experimentário ficará em Hortolândia até o dia 6 de setembro. O funcionamento é de segunda a sexta, das 8h às 20h, sábado, das 10h às 20h, e domingo, das 14h às 20h. Ficará fechado no sábado (31 de agosto) e domingo (1º de setembro) para manutenção dos experimentos.

SERVIÇO – O QUE:

Experimentário de Ciências

QUANDO:

De 22 de agosto a  12 de setembro

ONDE:

No CREAPE, entrada do Museu.

Rua Bolívia, 290 | Jardim Santa Clara do Lago II

ENTRADA:

Gratuita

Sobre Paulo Roberto Machado