Últimas Notícias
Israel prepara primeira missão lunar (e a SpaceX construiu o foguete)

Israel prepara primeira missão lunar (e a SpaceX construiu o foguete)

Nave israelense pesa apenas 600 quilos e será lançada em dezembro deste ano.

Com apenas 600 quilos, a nave espacial de Israel, desenvolvida pela empresa sem fins lucrativos SpaceIL, pode se tornar o menor veículo não tripulado da história a fazer uma missão de pouso lunar.

Israel anunciou seus planos em enviar uma missão não tripulada à Lua em dezembro de 2018, sendo a nave espacial lançada do Cabo Canaveral, na Flórida, nos EUA, em um foguete Falcon 9 construído pela empresa SpaceX, do norte-americano Elon Musk.

O projeto, que foi iniciado pela empresa estatal Israel Aerospace Industries Ltda., pretende que Israel se torne o quarto país do mundo a cumprir uma missão lunar depois da Rússia, dos Estados Unidos e da China.

“Estou orgulhoso de que a primeira nave espacial israelense – que está em fase final de construção e testes – esteja brevemente a chegar à Lua”, disse Morris Kahn, presidente da SpaceIL e fundador da empresa israelense de tecnologia de comunicações e mídia Amdocs Ltda.

A nave espacial SpaceIL vai pousar no satélite a 13 de fevereiro de 2019. Quando chegar lá, terá apenas 180 dos 580 quilos com que partiu da Terra, a perda é relativa ao combustível que foi gasto durante a viagem espacial.

A missão do veículo incluirá explorar o campo magnético da Lua, bem como registrar fotografias e vídeos do local de pouso da embarcação. Com 1,5m de altura e 2 metros de diâmetro, a nave espacial é capaz de atingir uma velocidade máxima de mais de 10 quilômetros por segundo.

O projeto de US$ 95 milhões é financiado em maior parte pelo bilionário sul-africano e israelense Morris Kahn e outros doadores, e planeja que o pouso se dê em 13 de fevereiro do ano que vem. Segundo Kahn, isto será “um tremendo feito”.

A SpaceIL foi fundada em 2011 e originalmente estava de olho no Lunar Xprize, do Goggle, que desafiou empresas privadas a pousar uma nave não tripulada na Lua até março deste ano. A competição que daria US$ 20 milhões ao vencedor, no entanto, acabou sendo anulada pela empresa quando ficou claro que nenhuma das cinco empresas ainda concorrentes conseguiria cumprir o prazo.

Notícia publicada pelo site da Loja Zohar em 11 de junho de 2017:

A Spacell, uma equipe privada de Israel se tornou a primeira a garantir um contrato de lançamento para levar um rover ao espaço e, com alguma sorte, até o final do ano.

A empresa assinou um acordo com a Spaceflight Industries para lançar seu rover a bordo de um foguete SpaceXFalcon 9. Faz parte de uma competição “Google Lunar Xprize” que vai dar U$ 20 milhões de dólares para a primeira organização privada a pousar na Lua. Para ganhar, a empresa tem que pousar na Lua, explorar pelo menos 500 metros da superfície e transmitir vídeo e imagens de alta definição para a Terra. Tudo isso tem que acontecer até o dia 31 de dezembro de 2017.

O rover de Israel não estará sozinho no foguete Falcon 9. Ele ficará numa cápsula com alguns satélites que não irão para a Lua. Quando a cápsula se separar, o rover da Spacell será lançado e vai usar “sensores de navegação avançados para guiá-lo até a superfície da Lua com engenheiros numa sala de controle para enviar comandos e correções remotamente, se for necessário.

Até agora, apenas 3 países conseguiram pousar na Lua: Estados Unidos, Rússia e China.

Sobre Paulo Roberto Machado