Últimas Notícias
NASA fotografa as luas de Saturno: Mimas e Pandora.

NASA fotografa as luas de Saturno: Mimas e Pandora.



As luas de Saturno, Mimas e Pandora mostram como são diferentes quando aparecem juntos, como nesta imagem obtida pela sonda Cassini da NASA.

luas de saturno2

Pandora: tamanho de Pandora é pequeno o que significa que ela não tem gravidade suficiente para se transformar num formato mais redondo como sua irmã maior, Mimas.

Os pesquisadores acreditam que a forma alongada de Pandora (50 milhas ou 81 km de diâmetro) pode conter pistas de como ela e outras luas perto dos anéis de Saturno foram formadas.

saturn-encounter

Esta visão é focada no anti-Saturno – hemisfério de Mimas (246 milhas, ou 396 km de diâmetro). Norte em Mimas está instalado e rodado 28 graus para a direita.

sonda-cassini-saturno

A imagem foi obtida em luz azul com a câmera de ângulo estreito da Cassini em 14 de maio de 2013 e divulgada hoje pela NASA.

O ponto de vista foi de uma distância de 690 mil milhas (1.100 mil km) de Mimas. A escala da imagem é de 4 milhas (7 quilômetros) por pixel. Pandora estava a uma distância de 731,000 milhas (1,2 milhão quilômetros), quando esta imagem foi tirada. Escala da imagem em Pandora é de 4 milhas (7 quilômetros) por pixel.

A missão Cassini-Huygens é um projeto cooperativo da Nasa, da Agência Espacial Europeia e a Agência Espacial Italiana.

O Laboratório de Propulsão a Jato, uma divisão do Instituto de Tecnologia da Califórnia em Pasadena, administra a missão. A sonda Cassini e suas duas câmeras a bordo foram projetadas, desenvolvidas e montadas no JPL. O centro de operações de imagens é baseado no Instituto de Ciência Espacial em Boulder, Colorado

Crédito de imagem: NASA / JPL-Caltech / Space Science Institute

Sobre Paulo Roberto Machado