Últimas Notícias
Nave Espacial que vai investigar atmosfera da lua é lançada com êxito!

Nave Espacial que vai investigar atmosfera da lua é lançada com êxito!



Nave Espacial lançada pela NASA já está a caminho da lua.

Projeto Ladee, desenvolvido pela NASA prossegue com sucesso! A foto mostra o instante em que a nave espacial foi lançada, no cone do foguete Minotauro V, no último dia 6.

ladeered

Lançamento do Ladee a bordo de um Minotauro V em 6 de setembro de 2013. Crédito da imagem: NASA Wallops / Carla Cioffi

NASA confirmou que as rodas de reação do Atmosfera Lunar and Dust Environment Explorer (Ladee) foram fechadas com sucesso e que a nave espacial prossegue sua trajetória até a lua.

A nave foi lançada no dia 6 de setembro. Dois dias depois, durante checkouts técnicos da espaçonave, os pesquisadores constataram que ela mesma determinou o fechamento das chamadas “rodas de reação” que são utilizadas para posicionar e estabilizar a nave espacial.

ladeeimage3

Segundo a equipe que responde pelas operações do projeto Ladee, no Centro de Pesquisa Ames da NASA em Moffett Field, na Califórnia, esse procedimento era o limite seguro para eventuais falhas.

ladee_from_annapolis_full_web_0red

A missão da Nasa Ladee está causando sensação no Leste dos Estados Unidos. O lançamento foi visível de Virgínia a Massachusetts, e a bola de fogo foi capturado pelos fotógrafos e cinegrafistas em muitos locais. Multidões se reuniram em Times Square em Nova York e nos degraus do Lincoln Memorial em Washington para assistir. A foto acima foi feita pelo NASA Ed Campion em Annapolis, MD.

“Nossos engenheiros vão determinar os meios adequados de gestão do programa” e irão evitar novas atividades de checkout “, disse Butler Hine, gerente de projeto Ladee.

ladee-launch-wff2_1red

Vídeo mostra o lançamento da LADEE a bordo do Minotauro V. Acompanhe!
Desligue o som da nossa rádio web para ouvir.

“O procedimento inicial de vôo inicial, o check-out, está progredindo”, disse S. Pete Worden, diretor do centro Ames. “A questão da roda de reação foi resolvido poucas horas depois do lançamento. A espaçonave Ladee é saudável e se comunica de maneira satisfatória com os operadores da missão. ”
LADEE_LogoPatch_Lg

A nave espacial foi lançado com sucesso às 11:27 pm EDT sexta-feira, 6 de setembro, a partir Pad 0B no Spaceport Regional Mid-Atlantic, em Wallops vôo Facility da NASA, Wallops Island, Va. Ladee está no seu caminho para chegar à Lua em 30 dias, em seguida, entrar em órbita lunar. Ladee é gerenciada pelo Centro de Pesquisa Ames da NASA em Moffett Field, na Califórnia.

Sobre Paulo Roberto Machado