Últimas Notícias
O Toque do Shofar

O Toque do Shofar



ano_novo_judaico

O toque entrecortado tem uma sonoridade que nos remete à reflexão, à tristeza, de se lembrar o que passou.

 

 

 

 

 

 

 

 

O som é obtido depois de muito treino. O instrumento é o chifre de carneiro. Quando ele toca, todos se colocam numa atitude de respeito.

O Toque do Shofar

O Toque representa a nossa vida.

 

O Toque do Shofar não é um som contínuo. Ele é tremido, entrecortado. Essas nuances sonoras representam a nossa vida, com os bons e maus momentos, o sobe e desce que faz parte da nossa rotina. Clique na imagem para ouvir o som do Shofar.

israelneve5

O Shofar mostra como é Israel. Conflitos, perseguições, lutas e combates constantes. O calor do deserto da judéia que nessa época do ano se transforma num frio impressionante que transforma a areia em gelo, em neve a cobrir a cúpula dourada.

O Shofar é feito de chifre de animais considerados puros, denominados Casher. Eles estão relacionados no livro de Deuteronômio 14:3  em diante. Normalmente, se usa o chifre de Carneiro, para lembrar a passagem de Abrão e Isaque, seu filho. Como Abrão não podia ter filhos, pois já era avançado em idade, Deus lhe prometeu Isaque, concebendo-o através de um milagre. Após alguns anos o Senhor provou a fé de Abraão requerendo seu filho. No momento de sacrificá-lo Deus interveio, impedindo-o, no instante exato do sacrifício. Ao olhar para trás Abrão viu um carneiro preso pelo chifre entre os arbustos e assim ele ofereceu esse carneiro em lugar de Isaque, Gênesis  22:1em diante. Essa passagem nos trás uma significação muito especial. Além do chifre de carneiro, o chifre de antílope também é utilizado.

O som do Shofar é uma prece sem palavras, e um alerta à Igreja para lembrar que o dia do julgamento celestial esta próximo. O som diz: “Voltai-vos para Deus, arrependei-vos. Olhai para dentro de vós, abandonai os caminhos errados e os maus pensamentos. Voltai-vos para Deus, para que Ele tenha misericórdia de vós através de Seu cordeiro. Jesus Cristo”. (Yeshua Há Mashiach).

O calor dá lugar ao frio intenso.

O calor dá lugar ao frio intenso.

Soldado da Força de Defesa de Israel com roupa especial para o frio.

Soldado da Força de Defesa de Israel com roupa especial para o frio.

Sobre Paulo Roberto Machado